Três estações

on sábado, 31 de maio de 2008
Cheguei à seguinte conclusão: O Brasil não tem estrutura para ter inverno. Sim, nosso país não possui as devidas condições para suportar essa bonita estação do ano. Deveriamos abdicar desses três meses gelados, que embora tragam momentos ímpares do mais puro êxtase parnasiano, para o bem geral de nosso povo.

Pensem comigo, a quantidade de pessoas que ficam doente nessa época não é brincadeira. Os hospitais entopem de material humano, e é comum vermos reportagens na tv mostrando crianças com problemas como brônquites, asma, Bronquiolite e outras patologias respiratorias que tem nomes tão desagrádaveis quanto seus sintomas. Poucos nebolisadores, muitas crianças. E os velhinhos? Pobres velhinhos. Tem senha? Lamento. Sente ali, se der prometo que lhe chamo. Não temos o que possa se chamar de Saúde eficiente no Brasil. Inverno. Passemos então. Não é pra nosso naipe.

E os moradores de ruas? Ok, mendigos se preferir. Se você sente congelar até a alma mesmo estando soterrada embaixo de pilhas e pilhas de cobertores, um mais grosso que o outro, dos mais diversos tipos de lã,imagine as pobres pessoas que vivem (viver não é a palavra certa, mas em frente) debaixo das pontes ou aquelas que estragam o visual bonito das praças da cidade vistas de sua janela perto da lareira, em seus bancos, tentando se tapar (e quando tem) com jornais. Meu Deus, como podem encarar o beijo de boa noite do chão de concreto frio e insensível abaixo deles sem lástimar suas sortes. Será que é querer demais uma vida mais classuda para os mendigos? Pobres homens em corpos de cãos, as margens da sarjeta que lhes parece alta demais. Embora alguns cachorros emergente passem melhor que eles. Têm até sobrenomes. Eles nem o pré-nome muitas vezes lembram. E quem vai ajuda-los? Superman, Batman? Politicos honestos que se preocupam com as mazelas sociais? Não, nenhum deles existem. São apenas fantasias de nossas mentes, preservadas de nossas infâncias quando ainda acreditávamos num mundo justo, utópico. A bolsa-familia não é tão bacana quanto parece. Essa bolsa não combina com os olhos, olhos esbugalhados de fome, de uma criança que não consegue dormir e chora. Que pena. Não tem fondue para vocês darlings. Assistencia Social? Não temos também.Que pena. Deixem o inverno partir. Não o detenham.

Que pretensão do Brasil, querer ser como os países de primeiro mundo, onde tem aquele friozinho gostoso, que você pode aproveitar no momento que lhe atrai. E que quando cansar é só ir para dentro de casa e ligar o termôstato, e puf! Sua casa está quentinha. Você também está.

Nosso país não tem estrutura mesmo, o que é uma pena. Não há nada tão gostoso como namorar num dia frio, vestir roupas mais elegantes para ir num restaurante, pés sem meias que se procuram durante a noite, assistir filmes embaixo de um grande cobertor tomando chocolate quente. Hmmmm... Que delícia, características que só o inverno tem, mas infelizmente que ninguém gostaria de aproveitar enquanto nossos irmãos passam maus bocados.

De repente se nos comportarmos melhor, votarmos com consciência, podemos requerer a volta do inverno. Mas só quando tudo estiver preparado, pronto para o recebe-lo. Talvez ele então possa se sentir mais livre para trabalhar e nos possa brindar com a tão sonhada neve. Desde que todos possamos nos aquecer durante o seu frio. Afinal, ninguém quer ter um coração frio.

Saul Junior

0 comentários: