Moldando Caprichos

on quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Acho impressionante a volubilidade que o ser humano é capaz de depreender as coisas ao seu derredor. Sério, acho incrível como ele pode mudar radicalmente a funcionalidade e até mesmo a finalidade de certas coisas. Para o bem e para o mal, mas até isso ele consegue deformar, o sentido de ética e princípios morais dependendo da veemência pode parecer como a retidão de uma linha de um escritor com Parkinson.
 
Furar uma fila pode parecer corretíssimo aos olhos de alguém que ache que porque tem só um item tenha preferência no mercado, na vida, em tudo. Os automóveis já deixaram de ser veículos que transportam indivíduos do ponto A até o B e mesmo a fútil utilização do carro como firmeza moral e compensatória do órgão fálico gigante já estão em desuso. Hoje em dia o veículo é uma arma. Disparada pela eufórica pressa do cotidiano e pela falta de modos geral um Corsa produzido em série em mãos erradas pode matar tanto quanto uma pequena guerra. Não é uma bomba atômica ainda, mas uma bomba-relógio, que apita para explodir a medida que o tempo se torna mais escasso nas grandes metrópoles. Daqui a pouco teremos que pedir porte de arma e não mais cadastro no DETRAN.
O celular já virou mascote. Mais que isso: da família. Nossas mãos tremem quando percebemos que o apetrecho tecnológico sumiu de nossa vista, de nosso bolso. Suamos em bica. Sentimos o vomito na portinha. Então respiramos aliviados quando percebemos que ele está bem em nossa frente na mesa de trabalho ou mesinha do nosso quarto, refletindo uma luz fria e debochada. Está em minhas mãos, certamente deve pensar o objeto. É a amante do século XXI. Livros viraram engodos para mostrar o quão letrado uma pessoa pode ser mesmo que as estantes conservem os moldes das brochuras em monumentos de poeira. O amor pode ser cárcere e o sexo pode ser banal perdendo qualquer característica especial. Temos uma maneira bem peculiar de ver o mundo e a natureza TEM que se adaptar aos nossos caprichos. Micos, Rinocerontes e Araras já viraram abajur faz tempo.
 
Hoje li uma notícia que um dos videogames da nova geração vem com um aplicativo que pode transmitir através de uma webcam embutida vídeos de suas jogatinas, só que fora usada para mostrar ao vivo e a cores (cor de pele predominava) o despir de uma mulher causando o bloqueio do tal jogador.  A mulher em questão era sua esposa e estava embriagada, com cara de tontinha pelo álcool. O dito cujo expôs sem qualquer pudor o corpo violão da sua garota para deleite dos que estavam com o joystick na mão.  Além do abuso e da falta de cuidados para o patrimônio da casa noto que essa pessoa conseguiu novamente dar uma utilidade impensada pelos criadores da PSN. Mas não adianta: No que o homem põe a mão ele o manipulará para seu bel-prazer. Pode ser a criação mais ingênua e bonita do mundo que se transformará em uma máquina instantânea de lasciva, fofoca, assassinato, ou ainda manipulação. Sempre seremos babacas, por isso sempre que você for fazer qualquer coisa na internet tenha todo o cuidado possível. Mesmo com isso não é garantia nenhuma. As pessoas jubilam esse lado de achar graça da desgraça alheia. Mais uma subversão para a nossa lista. Talvez exista apenas uma coisa que não possa ser transviada e esse homem, se a menina for esperta, vai sentir na pele que certas coisas não tem choro nem vela: A Confiança. Perdeu, bota fora que não recicla.

0 comentários: